google-site-verification: google1dd19db594c6c3b6.html Crônicas do Peró: A IGREJA É DIVINA OU É HUMANA ?

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A IGREJA É DIVINA OU É HUMANA ?

    Ontem em pleno dias das Mães, festejando a data com a minha família, começamos a discutir religião, já tínhamos passado pela política; e futebol não estamos discutindo ultimamente, pois somos todos palmeirenses. Como em toda boa discussão; abrindo um parêntese sempre tive a consciência e a opinião que para evoluirmos como cidadãos, como pessoas, temos que discutir sempre, qualquer assunto, pois nela aprendemos e ensinamos algo, passamos informações, amadurecemos intelectualmente e muitas outras coisas, por isso sempre digo que uma boa discussão sempre vale e valerá a pena.
    Todos os presentes eram católicos apostólicos romanos, discutíamos a igreja física e o papel dos padres em decisões que acho que deveriam ser tomadas pela colectividade, pois sempre entendi a igreja como sendo humana, feita por homens, consagrada ao divino, entendo e vejo a presença do padre como um ser humano, o que ele realmente o é, que durante os ritos é ungido pela presença divina do Espírito Santo e abençoado fala e age em nome de DEUS, nos mostrando com a palavra do Senhor, como vir a sermos verdadeiros herdeiros do Reino.
    Creio e dou fé, nas coisas de meu Senhor, mas discuto as coisas de minha igreja, que voltando a afirmar digo igreja dos homens, consagrada a DEUS, mas tenho minhas duvidas, as quais em dezenas de discussões ainda não consegui sanar, vou tentar expor com vocês algumas delas, vamos começar por se, ao construirmos templos, como aqui na minha terra a igreja é de Santo Antonio de Pádua ou Lisboa, qual figura deveria estar acima no altar, a imagem do Santo ou a imagem de CRISTO crucificado ? Deveríamos ter imagens? Em casa tenho um altar com diversas imagens, mas sempre procuro as ver como se fossem um tipo de fotografia, de lembranças, não as idolatrando.
    Se penso e vejo a igreja como humana, seu solo físico é constantemente sagrado? Ou só seria sagrado durante os ofícios. Dobro e sempre dobrarei meus joelhos diante do meu Senhor, mas também os dobro diante das imagens de sua Mãe, e minha também por adoção, a considero não minha deusa, mas Mãe e intercessora nossa diante  de DEUS. Não tenho ódio a ninguém por não crer no mesmo DEUS, ou não ter a mesma fé, mas jamais fui a outros templos, que não seja os da minha igreja. Acho que ela sempre está a evoluir, comete erros que as vezes são até históricos, as vezes em sua evolução chega até a andar para trás. Mas é igreja feita pelos homens.
    Posso ainda enumerar vários outros pontos que não sei o Certo,  vou citar alguns: No tocante ao uso de preservativos, acho que deveríamos apoiar, pois o contrario o mal é maior. No caso de insolubilidade do casamento, vejo exemplos de pessoas que contra a sua vontade, pois foram traídas pelo cônjuge, não podem mais comungar com o nosso Senhor. Temos ainda o caso dos abortos, o qual eu jamais hei de concordar, pois acho que a vida começa pouco tempo depois da concepção, caso que nos trás também aos estudos com os embriões, que também acho, que um dia acharemos outra saída que não seja a de usa-los. Há a castidade obrigatória para os padres e religiosas, que tenho por opinião que Deus não nos proíbe nada, temos até a liberdade de crer ou não, porque proibir o sexo para nossos pastores.
    Por hoje, paro por aqui, vamos discutir muito ainda sobre estes e outros assuntos, vamos discutir sem ofender a ninguém, vamos nos elevar, na nossa fé, na nossa intelectualidade, só cresceremos como seres humanos quando aproveitarmos estas oportunidades de discussões, de dialogo, de aceitarmos ou não opiniões alheias. Por isso pergunto a igreja é divina ou é humana?




                                                                                      AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário