google-site-verification: google1dd19db594c6c3b6.html Crônicas do Peró: BULLYING E/OU BULIR.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

BULLYING E/OU BULIR.

    Hoje em dia, com tudo no mundo girando a uma velocidade incrível, que às vezes não conseguimos acompanhar; as informações sendo passadas por segundos, não em dias, como era há algum tempo atrás, somos bombardeados por fatos, que em breve serão substituídos por outros e notícias voam  na velocidade da luz.
    Temos também, alguns modismos que vão e vem, aparecendo e desaparecendo no mesmo "time". Não sabemos de onde vem, sabemos que em algum instante pipocam na internet, depois se transferindo para todas as outras midias, fenomenos que às vezes deixam de ser passageiros, sendo incorporados no nosso dia-a-dia.
    Um desses fenomenos, o bulliyng apareceu não sei quando, mas como ele o é tratado hoje, digo que não o é de muito tempo, pois como esta no dicionário: Bullying- É um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um individuo ou grupo de índividuos com o objetivo de agredir outro individuo ou grupos de índividuos.
    Hoje todos os dias vemos nos noticiários, alguma notícia sobre pessoas que se dizem ou o são vitimas de bullying, agressões são justificadas ou são condenadas, assassinatos em massa como os que são cometidos por francos atiradores nas escolas ou em outros lugares, por pessoas que não tem o mínimo de senso de fraternidade humana, usam a idéia de bullying para tentar se justificar, ou esses idiotas que aparecem na midia depois do fato consumado, tentando explicar ou achar, algum motivo para toda esta agressividade, tentando pôr a culpabilidade no termo ou na idéia do bullying.
    Tenho mais de cinquenta anos, fui criado como gosto e repito sempre, numa típica cidade pequena do interior, um paraíso na terra, desde a minha infância sempre presenciei, pessoas colocando apelidos em outras, sempre presenciei o mais forte sobrepujando o mais fraco, o mais inteligente dominando o menos inteligente; vi, ouvi, presenciei, participei, nunca até há pouco tempo atrás, tinha prestado atenção sobre estes fatos, aos quais acima de tudo, sempre levamos na brincadeira, no bom- humor. Nos momentos de alguma rejeição às brincadeiras o máximo que havia era os envolvidos partirem para uma boa briga, para ficarem sem se falar por um bom tempo, nada mais, nada menos que isto. Pois achávamos que tudo aquilo fazia parte da nossa convivência, do nosso amadurecimento, da transição de idades.
    Usávamos na época varias palavras para descrever, o que fazíamos, uma delas é a palavra "bulir", como esta nos dicionários: Bulir- fig. Bulir com, implicar com, caçoar de, mexer com. Vamos atentar, vão nos dizer que bullying e bulir não é a mesma coisa, não tem o mesmo sentido, que são diferentes. Há minha idéia não é discordar, mas é para chamar a atenção, para o que hoje em dia as pessoas com seus computadores, suas internetes, seus sites, seus blogs, seus orkuts, suas televisões, seus ipods, seus celulares; estão na verdade se distanciando das outras pessoas, deixando de conviver, deixando de lado coisas prazerosas, como: conversar, ler um bom livro, discutir, ouvir boa musica, apreciar a beleza na natureza e nas cidades, conviver com o semelhante, viver em comunidade, brincar, deixar os outros brincarem conosco, sorrir, chorar, não ofender e nem ser ofendido por pequenas coisas, desejar "bom dia", dizer "obrigado", e tantas outras coisas que estamos deixando perder por uma dita modernidade.
    Vou me estender mais um pouco, a contar dois fatos de minha vida; o primeiro: Meu irmão do meio, se chama Luiz, sou o mais velho, e nunca em minha vida o chamei assim, por ter apenas dois anos quando ele nasceu, o chamei e ainda o chamo de "LI". O segundo: Meu cunhado irmão de minha esposa, se chama Antonio Carlos, sempre ouvi dele quando as pessoas o tratam pelo nome, e também quando ele se apresenta a outros, é sempre pela alcunha de "Bacalhau". Isto é bullying e/ou bulir.
    Para terminar um desabafo não aguento mais o "politicamente correto". E jamais em minha vida briguei de porrada com alguém, sou contra a violência, mas esta faltando ao mundo convivência.






                                                                           AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário