google-site-verification: google1dd19db594c6c3b6.html Crônicas do Peró: VOLTA AS AULAS

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VOLTA AS AULAS

    Estava no dia de ontem a conversar, com alguns profissionais de educação, sobre o sistema de escolha, quer do ensino oficial do estado de São Paulo, quer do município de Paraibuna, falávamos do modo arcaico que as vezes esses sistemas são oferecidos aos professores, com critérios que não objetivam nenhuma qualidade, favorecendo ainda professores sem comprometimento com a qualidade de ensino, basta ressaltar que graças à Deus os maus professores são uma minoria. Surgiu o assunto que vamos nos estender um pouco, a diminuição do numero de classes de aula, no ensino publico.
    No dialogo fui informado que é grande o numero de classes de aula que estão sendo fechadas, por motivo de falta de matriculas, são professores que estão ficando sem salas de aula para lecionar. Continuamos a dialogar buscando respostas para esta ausência de alunos.
    Um dos motivos é o aumento do poder aquisitivo da população, com a melhora da renda familiar, muitos estão buscando colocar os filhos em escolas do ensino particular, onde se acredita ter um melhor nível de qualidade de ensino. Comentamos outros motivos que são menores, aos quais não vou me ater. Porque chegamos a conclusão que o grande motivo, o principal é a diminuição de habitantes  na idade escolar, no nosso município. Hoje está ocorrendo aqui e acredito em quase todas as regiões do estado de São Paulo, a desaceleração populacional, utilizando outras palavras, está há anos nascendo menos gente.
    Busco respostas a este fenómeno, para tentar compreender melhor e vejo que é um fenómeno global dos países ricos e emergentes, vamos daqui a poucos anos começar também a diminuição do total da população, fato este não mais acelerado devido ao aumento da idade média da população. Nascemos menos mas vivemos mais, esta é a atual lógica demográfica em nosso país e no maioria das regiões do planeta, excetuando-se a África e a Ásia.
    Voltando ao assunto, para Paraibuna, espero que as autoridades pensem naqueles profissionais que na sua quase total maioria dedicam suas carreiras para o bem da educação, melhor dizendo, não deixem um professor que já tenha classe de aula no passado, sem uma classe de aula hoje no presente.






                                                                                                    Amém!

P.S.  Em breve explicarei o porque uso "Amém" nos finais dos textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário