google-site-verification: google1dd19db594c6c3b6.html Crônicas do Peró: UMA NOVA AURORA BOREAL

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

UMA NOVA AURORA BOREAL

    A aurora Boreal é um fenómeno luminoso exclusivo do hemisfério norte, origina-se quando partículas electricamente carregadas, transportadas pelo vento solar, chocam com átomos e moléculas da atmosfera terrestre. Os asíaticos acreditam que quem tenha visto a Aurora Boreal, viverá feliz o resto da sua vida, acredita-se ainda que seja uma fonte de fertilidade. É um dos fenómenos mais maravilhoso da natureza.
    Escolho a Aurora Boreal, para ilustrar o fenómeno que está ocorrendo no Oriente Médio e nos países Árabes, quando o povo reprimido por décadas, por ditaduras infindas, sai às ruas pedindo mudanças e que pacificamente quer ver seus sonhos realizados. Ditadores politicamente de direita ou de esquerda, que em seus países governam à mão de ferro, manipulando na política, como na fé inabalada de seus povos, este poder que emana do povo e que deveria ser exercido por eles.
    Nós ocidentais não imaginamos à distancia, o tamanho, a enormidade deste fenómeno, fizemos e ainda às vezes precisamos fazer, revoluções. Estas que eles estão tentando realizar, como já dito pacificamente, com certeza entrarão na história, nos mesmos moldes das revoluções que a humanidade eternizou, como exemplo a Revolução dos Cravos, na qual os portugueses também pacificamente depuseram a ditadura sem fim de Salazar.
    A revolução começou pelo milenar Egipto, depondo 30 anos de ditadura de Hosni Mubarak, em apenas 18 dias de protestos, passando para os países, como o Bahrein, onde uma monarquia institualizada está no poder desde 1971; o Iemen, país mais pobre de todo o Oriente Médio; a Líbia do ditador Muammar Khadafi no poder desde 1970.
    Hoje ao escrever esta cronica, as notícias são de bombardeios aos manifestantes na Líbia, onde este execrável ditador, amante apenas do poder, se agarra na força de seus jatos, disparando covardemente contra pessoas indefesas nas ruas. Sua ditadura é tão cruel e fechada, que mesmo hoje com toda a nossa tecnologia, poucas notícias nos chegam; isso só mostrando o tamanho da luta deste povo, heróis anónimos de um mundo novo que renasce.
    Não sou profeta, como digo sou apenas um poeta, não faço nenhuma previsão futuristica, mas o mundo jamais será o mesmo após esta Revolução, escrevo no singular, pois para mim esta é uma revolução única, pacifica, de um só povo, o povo árabe. Se as grandes potencias mundiais não interferirem, por interesse, deixando eles resolverem, será um dos maiores fenómenos já realizados pela humanidade, fenómeno como se uma Aurora Boreal pudesse ser vista de todos os lugares da Terra.




                                                                                                      Amém!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário