google-site-verification: google1dd19db594c6c3b6.html Crônicas do Peró: JUCA KFOURI ENTREVISTA

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JUCA KFOURI ENTREVISTA

    Diante de tanta mediocridade que somos obrigados a assistir nos canais abertos de televisão, como novelas de baixa qualidade, que começam logo após o almoço e vão até após às 22:00 hs; passando por programas de apologia ao crime, chegando ao enfadonho BB não sei que número. Zapeando pelos canais de televisão por assinatura, deparei na ESPN com o programa que o jornalista desportivo Juca Kfouri apresenta ou reapresenta nas noites de quinta-feira, o "Juca Entrevista", programa ao qual já assisti algumas vezes, sendo muito inteligente como é o apresentador e às vezes o entrevistado.
    A entrevista da vez era o professor doutor João Batista Freire, mestre em educação física da Unicamp e outras faculdades, cooperador do maravilhoso programa " Caravana do esporte ", autor de diversos livros sobre educação desportiva, como: " De corpo e alma ", " Pedagogia do futebol ", " O jogo entre o riso e o choro " e outros tantos. Me deliciei com tanta inteligência, com o apego a educação, neste caso também a educação esportiva, mas principalmente com tanta civilidade. Vamos tentar comentar trechos de suas esplanações.
    O professor João Batista que morou no Nordeste e convive muito com o nordestino, diz que é um povo muito trabalhador, diferente do que pensa os bairristas da nossa região, e que a alguns anos os nordestinos  passaram a ter conta em bancos, evitando com isso receber o dinheiro, fruto de seu trabalho, diretamente das mãos de seu coronel, terminando com a relação de favor que tinha entre eles. O que principia o fim do coronealismo e de sua dependência política.
    " Com a bola nos pés muda-se o país. " O professor explica e indaga ao mesmo tempo, se a criança adora estar sempre com a bola nos pés ou nas mãos, porque no nosso sistema de ensino atual a privamos tanto destes momentos. Porque não usarmos estes momentos para ensinarmos outras matérias, o ambiente seria o mais propício.
    Nós brasileiros com nossa cultura e miscigenação, chegamos a vanguarda no futebol, sendo por muitos e muitos anos os melhores  e exemplo para todo o mundo. De tempos para cá estamos deixando esta liderança neste esporte, porque procuramos com nossos profissionais técnicos desta área " europeizar " nossos atletas, aí acrescento,  será que é somente por motivos financeiros?
    O professor acha que os governos não ouvem os profissionais da área, o Ministério dos Esportes está nas mãos de políticos e de interesses além dos esportivos. Na minha mais humilde opinião o Ministério está nas mãos de poderosos, que só pensam em usa-lo para aparecer e defender interesses mais acima de nossa vã compreensão.
    " O PT não tem programa razoável para o esporte". " O PT para o esporte foi péssimo. " Frases do professor João Batista as quais endosso, se vocês se lembram, aqueles que já leram minhas cronicas, que na minha cronica " Por quem os sinos dobram ", eu falo que o bom governo passado não deu prioridade nenhuma para a cultura, agora acrescento também para o esporte.
    Por ultimo para não estender muito, por que assunto teríamos, pois a entrevista foi muito além do que eu posso comentar, o professor disse: " Bola não afasta ninguém das drogas." Confesso que sempre pensei o contrário, sempre pensei que a ociosidade fosse uma das maiores culpadas. Peço a quem ler e quiser debater o assunto ou acrescentar mais dados a esta discussão, o faça, pois prometo me inteirar mais neste tópico.





                                                                                          Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário