google-site-verification: google1dd19db594c6c3b6.html Crônicas do Peró: MEUS CLÁSSICOS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MEUS CLÁSSICOS INESQUECÍVEIS

    Sempre li muito, na minha adolescência forçado por uma professora de literatura, que não ia muito com minha cara, o que me obrigou a fazer da matéria língua portuguesa, a mais estudada. Li muito, tirei proveito de poucos livros nesta época, pois lia por obrigação, mas esta leitura com o correr dos tempos, passou de obrigação a hábito, não conseguindo mais ficar sem ler. Li de tudo, romances, biografias, história, ficção, poesias, clássicos, nestes vou me ater nesta cronica de hoje.
    De todos os livros que já li em minha vida, posso sem medo de cometer engano, foram este clássicos os livros que mais apreciei de ter lido, comento hoje com meus filhos que também adquiriram o habito da leitura, que todos deveriam antes de morrer, ler estes e outros clássicos. Para mim principalmente este três que vou comentar a seguir.
    O primeiro que li foi " Crime e castigo " de Fiódor Dostoievsk, publicado em 1866 pela primeira vez, com seu personagem principal Rodion Românovitch Raskólnikov. Durante muitos anos estive com este livro nas mãos, livro que comprei do Círculo do livro ao qual fui associado durante muitos anos, sinto falta hoje em dia de um clube, um programa de leitura como este, voltando ao livro, por muitas vezes comecei a ler, parando no começo, achando chato e enfadonho. Uns tempos depois mais amadurecido, comecei a ler, não conseguindo parar, até pouco tempo depois chegar ao final. É exuberante a narrativa de Dostoiévsk, uma coisa de outro mundo, o crime e o que ele descreve nos sentimentos do personagem Raskólnikov, seu drama de consciência.
    Depois, com o que representou  ler Crime e castigo, tendo em casa " Vermelho e o negro" de Stendhal pseudonio de Marie Henri Beyle, publicado na França pela primeira vez em 1830, com seu também emblemático personagem principal Julien Sorel, adquirido da mesma forma que o anterior do Círculo do livro, li também sem conseguir parar de ler, como dizemos quando mergulhamos numa obra e sendo consumido por esta. Stendhal descreve como poucos a vida de seu personagem desde a infância, passando pela puberdade e pela sua idade adulta. Quantos conflitos lembro até hoje, muitos anos depois de ler, trazendo na memória como se fosse uma leitura realizada recentemente.
    Antes de descrever o terceiro livro, melhor dizendo a terceira obra, pois esta compõe de no mínimo dois livros impressos, na verdade 5 volumes. Volto a dizer que a leitura destes clássicos foram marcantes na minha vida, uso muito do que esta escrito como filosofia de vida, do gosto por escrever, que estes nobres autores tiveram, criando em mim a sensação que o escrever não é difícil e é possível, quando se põe a alma nas paginas de uma obra.
    Vamos então ao terceiro clássico, o que mais gostei quando se tem que afirmar alguma preferência, " Os miseráveis " de Victor Hugo, também publicado na França, pela primeira vez em 1862, com a saga de Jean Valjean, este livro meu filho trouxe da biblioteca da sua escola, vendo meu entusiasmo em ler os clássicos, ele  disse-me: Acho que o senhor vai gostar deste. Demorei mais para ler, pois cada um dos livros tem mais de mil paginas, e também porque não tive pressa, pois a cada história eu apaixonava mais pela obra, a história de Jean Valjean com seus outros personagens: O inspector Javert, a iludida Cosette e a pobre Fantine. Victor Hugo escreveu para mim a mais linda das obras literárias de todos os tempos, definindo nesta frase: " Dante uma vez fez um Inferno com a poesia, e eu escrevo sobre o Inferno que é a vida real de nossa época."
    Amigos e amigas se vocês não leram uma ou nenhuma destas obras, experimentem ler, vocês verão o quão bela e importante será para vocês.





                                                                                                           Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário